Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Perceber que os movimentos de cultura participam do uso e ocupação do centro da cidade, tornando-o lugar onde a vida cultural também se faz presente.
A cultura é cultivo diário da potência da vida, das expressões artísticas, dos fazeres compartilhados, das celebrações sagradas-profanas. Mesmo com pouco incentivo dos órgão públicos, vemos emergir do solo fértil desse território central coletivos de cultura e iniciativas comunitárias que promovem a valorização e o enraizamento das práticas culturais das populações presentes, muitas vezes vulnerabilizadas pela pressão do mercado imobiliário e por projetos de cidade que as excluem. Perceber também a cultura como instrumental de imobilização do aparato patrimonial, quando colocado a serviço de estritos processos de conservação e restauro, cujos procedimentos e usos finais dificilmente escapam da museificação e subutilização, implicando altos custos executivos e baixo retorno social.
O encontro reuniu diversos atores culturais que jamais abdicaram do centro, disputando cotidianamente a noção de patrimônio cultural com aquelas visões de mundo pasteurizadoras, que compreendem tal patrimônio apenas do viés mercadológico, portanto, desprovido das raízes étnicas, éticas, respeitosas da ancestralidade e dos diversos conhecimentos imanentes do território.
A mesa contou com a presença do Pedro Felipe Moura de Araújo representando o Centro Cultural Piollin; do artista e agitador cultural Nai Gomes [Ateliê Multicultural Elionai Gomes]; do artista visual Fabiano Gonper idealizador do Museu Experimental de Arte [MEA]; da presidente da Associação das Mulheres do Porto do Capim e representante do Coletivo Garças do Sanhauá, Rossana Holanda; da coordenadora geral e uma das idealizadoras do projeto Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, Marcela de Oliveira Muccillo; da diretora do Centro Estadual de Arte da Paraíba, a Maria Laura Pinto Moreno; e do professor do curso de arquitetura da Universidade Roma Tre [Itália], Francesco Careri, colaborador do Urbicentros, desde suas primeiras edições.
Copyright © 2024 urbicentros – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
URBICENTROS usa cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.