Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Coordenação: Iana Ludermir Bernardino, Natália Miranda Vieira-de-Araújo, Dayse Luckwü Martins, Lúcia Leitão [MDU/UFPE]
A oficina tem como objetivo propor um ambiente de reflexão sobre como a percepção do medo pode contribuir para a diminuição da habitabilidade de centros históricos, além de limitar as experiências e o usufruto da cidade. A habitabilidade é entendida como a percepção e a valorização dos atributos habitacionais por parte dos moradores e usuários. Assim, a oficina propõe estimular o questionamento sobre como a percepção de medo repercute sobre o reconhecimento das qualidades habitacionais dos centros históricos.
· Obsolescência simbólica de imóveis históricos por meio do contraste com o "novo" e percepção de habitabilidade;
· As dimensões materiais e imateriais dos centros históricos;
· Discutindo os atributos e qualidades dos espaços públicos;
· O medo, o anseio por "distinção" e a construção de um ambiente hostil.
A ideia do oficina parte da articulação de 3 Laboratórios do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano: Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultura (LUP), Laboratório Interdisciplinar de Arquitetura |
Estudos e Pesquisa em Psicanálise, Fenomenologia e Imaginários (LiArq) e Grupo de Estudos sobre o Mercado Fundiário e Imobiliário (GEMFI).
Perfil dos participantes: estudantes e professores de graduação e de pós-graduação, técnicos e profissionais que atuem nos sítios históricos e indivíduos que vivenciem experiências nos centros históricos das cidades brasileiras.
Copyright © 2024 urbicentros – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
URBICENTROS usa cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.