Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Coordenação: Ana Negrão, Abraão Nóbrega, Luana Stephanie de Medeiros, Ana Heloísa Romão, Laura Araújo, Yane Diniz [UFPB/LAURBE]
A caminhada é um dos modos mais intuitivos ao deslocamento humano e, por isso, tem despertado o interesse de inúmeros estudos, em diversas áreas do conhecimento, que buscam observar as pré-disposições que levam as pessoas a optarem por essa modalidade. Sendo assim, foram criados métodos que avaliam a qualidade do espaço urbano para entender as motivações por trás do transitar a pé. Todavia, não são todos os critérios que, necessariamente, estão ligados ao entendimento do ambiente construído. Há, por exemplo, avaliações que consideram a figura central da ação, ou seja, o indivíduo. Nesse caso, questões como a identidade de gênero se tornam relevantes para entender diferenças na vivência da mobilidade urbana. Estudar a caminhabilidade, sob esse viés, é necessário por possibilitar o entendimento de quais critérios devem ser avaliados para transmitir a experiência de diferentes grupos na cidade. Portanto, esta oficina objetiva elaborar uma cartografia sensível, criada a partir de uma atividade imersiva, em um percurso no bairro Centro de João Pessoa/Paraíba, considerando a experiência de indivíduos diversos, pautada na perspectiva de gênero.
Perfil dos participantes: moradores e usuários da área objeto de estudo, pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação.
Copyright © 2024 urbicentros – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
URBICENTROS usa cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.