Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Coordenação: Claudia Ruberg, Alexia de Oliveira Ferreira, Ana Catarina Gomes de Lima, Fabiana Francelino Maia dos Santos, Italo Diego de Lima Fidelis, Joyce Faustino da Silva, Livia Siqueira Santos Nobrega [UFPB]
Partindo de uma reflexão sobre os materiais descartados comumente pelas pessoas, é possível pensar na reutilização de parte desses materiais - os recicláveis - a fim de realizar uma gestão cada vez mais sustentável dos resíduos. Além disso, tem-se que suas diversas formas de reaproveitamento possibilitam a criação de vários produtos, dentre os quais mobiliários e outros objetos, que podem ser aplicados na ressignificação dos espaços, proporcionando bem-estar às pessoas e utilidade ao local, através de intervenções efêmeras. Assim, esta oficina objetiva transformar temporariamente o espaço público para contemplação e observação do Centro Histórico de João Pessoa, mediante a instalação de um espaço de vivência montado com mobiliário confeccionados com materiais reciclados.
Deste modo, serão produzidos, em um primeiro momento, bancos, mesas, itens de decoração, entre outros, com garrafas pet e/ou outros materiais recicláveis. Em um segundo momento, os materiais confeccionados serão levados ao local de intervenção, onde um espaço de permanência será criado, com layout definido pelos participantes, que poderão vivenciar a ação realizada.
Após a montagem do espaço os participantes e demais transeuntes e/ou moradores da região central serão convidados a se apropriar do espaço, sentir e observar o ambiente. Em seguida será feita uma roda de conversa, onde os participantes poderão expor a sua experiência na oficina, a sua percepção após intervir no espaço urbano e as potenciais contribuições para quem experiencia o Centro.
A equipe é composta pelos discentes integrantes do Projeto de Extensão Mobilidade Urbana da UFPB que está em seu quinto ano, sob a coordenação da Professora Claudia Ruberg, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Nos anos que antecederam o isolamento social, anualmente promovia um evento denominado Humaniza Federal com objetivo de despertar a comunidade acadêmica acerca da mobilidade urbana, acessibilidade, carona solidária e sustentabilidade. Além de palestra, vivência de acessibilidade, a equipe se utiliza do urbanismo tático, cartazes, momento cultural, parklet para alcançar seus objetivos.
Perfil dos participantes: qualquer pessoa que tenha interesse em confeccionar mobiliário e decoração com materiais recicláveis e vivenciar espaço criado com eles.
Copyright © 2024 urbicentros – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
URBICENTROS usa cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.